Na manhã deste dia 30 de outubro, às 06hs, aconteceu a Cerimônia de Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, na Seção Eleitoral / Urna N° 68, localizada na Escola Jair de Moura Calixto em Nonoai.
A sessão foi definida no sábado, dia 29 de outubro no Plenário do TRE – RS, onde foram sorteadas as seções eleitoral para as auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas: Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas; Projeto Piloto com Biometria e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. Em todo o estado apenas oito seções participaram do Teste de Autenticidade.
Na cerimônia em Nonoai teve a presença do Juiz Eleitoral Dr. Tarcisio Rosendo Paiva, o Promotor Eleitoral, Dr. Guilherme, o chefe do Cartório Eleitoral Rafael Klohs, Presidentes de partidos políticos, Presidente da OAB, Jairo Reck, técnicos do Cartório e imprensa. O Teste de Autenticidade constituiu-se em conferir assinaturas digitais, impressão de relatório de Hashes, verificação de mídias digitais, e comprovação que o Sistema de Urnas é Autentico. Após então foi feito a inserção da mídia de votação, verificação do funcionamento da urna e lacre do compartimento de mídia de resultado, assinado pelos presentes e assim a urna ficou pronta para a votação.
Em entrevista para o Jornal Folha da Produção e Site CPZ Notícias, o Juiz Eleitoral, Dr. Tarcisio, destaca que esse procedimento que a Seção Nº 68 foi sorteada a realizar é muito importante porque comprovou a autenticidade do sistema da urna, reafirmando a segurança do processo eleitoral. O Juiz também ressalta que a população vá até as urnas exercer a sua cidadania, com tranquilidade e sabendo que ninguém pode interferir no voto, sendo uma escolha pessoal de cada indivíduo. O 2º Turno das Eleições ocorre das 08hs às 17hs, deste domingo, dia 30 de outubro. A partir das 17hs inicia a apuração dos votos.



