Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

Sicredi Região da Produção completa 40 anos de história

SAUL

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

 

Neste mês de julho, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG completa 40 anos. A história, que iniciou no ano de 1983, segue sendo escrita até hoje, com base nos princípios do cooperativismo e prezando pelo desenvolvimento das regiões onde a cooperativa atua.

O presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, fala sobre a fundação, os primeiros passos e a evolução da cooperativa durante as quatro décadas.

Como surgiu a cooperativa Sicredi Região da Produção RS/SC/MG?

Nossa cooperativa foi fundada por 26 agricultores no ano de 1983, em Sarandi (RS), sob o nome Crédito Rural Sarandi Ltda (Credisal). A cooperativa nasceu dentro das dependências da Cotrisal (Cooperativa agropecuária), onde permaneceu até 1989.

Como foram os primeiros anos da cooperativa?

Houve muitos desafios no início, porque as pessoas no geral não acreditavam que um grupo de produtores rurais pudesse constituir uma cooperativa e levar isso adiante. Era um empreendimento novo e a maior parte do público não tinha conhecimento sobre o que era cooperativismo de crédito. Porém, com a credibilidade das lideranças agrícolas dentro da Cotrisal, as pessoas foram aderindo.

Em 1992, foi definido que criaríamos uma marca única, então a nossa cooperativa passou a se chamar Sicredi Sarandi. Neste mesmo ano, houve uma reestruturação interna para expandirmos a atuação para outros municípios da região. Em 1993, abrimos a primeira agência fora de Sarandi, no município de Constantina (RS).

De que forma ocorreu a expansão da cooperativa para outros Estados?

No ano de 2005, um passo importante foi dado em nossa cooperativa, pois em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Chapecó e Região (Sicom), a Sicredi Região da Produção passou a atender em Santa Catarina. A primeira agência aberta em solo catarinense foi em Chapecó, no Centro, no mesmo ano.

Em um projeto de expansão do Sistema Sicredi no Brasil, houve a oportunidade de expandirmos para Minas Gerais, e em 2018, em assembleia com os coordenadores de Núcleo, foi aprovada a expansão da cooperativa. Já em 2019, abrimos nossa primeira agência em terras mineiras, no município de Sete Lagoas.

No mesmo ano, houve uma restruturação interna da cooperativa. O que isso mudou na gestão?

Ainda em 2019, nossa cooperativa teve uma restruturação interna: começamos a trabalhar pelo propósito, que é “Agregar renda e melhorar a qualidade de vida do associado e da sociedade”. Foi uma mudança de cultura interna. Além de fortalecer o modelo de negócio voltado a atender às necessidades dos associados, ampliamos parcerias e criamos diversos programas sociais com foco no desenvolvimento das regiões.

Como a cooperativa está hoje, ao comemorar 40 anos?

Nossa cooperativa vem crescendo cada vez mais: em 2022, somamos mais de R$ 64 milhões de resultado financeiro, e em 2023, ultrapassamos a marca de 80 mil associados. Além disso, atualmente contamos com 15 programas sociais voltados ao desenvolvimento das comunidades. Ao completarmos 40 anos, buscamos continuar crescendo e impactando positivamente na vida das pessoas.

 

Sicredi

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também