Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

Sicredi no Programa Almoço Empresarial da ACIC

35

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

 

Cooperativa eleva o IDH dos municípios

 

Os associados da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG economizaram, em 2022, cerca de 100 milhões de reais em custos financeiros em comparação com os Bancos comerciais. Essa é uma informação não contabilizada, mas que expressa a importância da cooperativa de crédito para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

A informação foi transmitida pelo presidente da cooperativa Saul  Rovadoscki durante o programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana, que teve a co-participação do diretor executivo Marcos Dorigon e do gerente regional de desenvolvimento em SC Claucus Valdameri.

O que difere as cooperativas financeiras dos Bancos mercantis é o “olhar diferente no atendimento ao associado porque o colocamos no centro do nosso negócio”, expôs o presidente. Para assinalar essa diferença, o dirigente apresentou a seguinte declaração de um associado: “Quando encerrei as atividades da minha empresa, fechei todas as contas bancárias. Em todos os Bancos tive dinheiro a pagar, mas só no Sicredi tive dinheiro a receber.”

Outro fator diferencial é a preocupação e o interesse pela comunidade. Comprometida com o desenvolvimento econômico e social, a cooperativa investe em projetos e iniciativas sustentáveis, empreendedorismo feminino, capacitação profissional, entre outras ações, que garantem qualidade de vida e desenvolvimento local aos chapecoenses. Em Chapecó, a Sicredi desenvolve 15 ações sociais, entre elas, o Programa de Educação Financeira” em 46 escolas públicas do Município.

Rovadoscki, Dorigon e Valdameri destacaram que a economia é mais dinâmica e o índice de desenvolvimento humano (IDH) das regiões onde as cooperativas atuam é mais elevado que os municípios onde não há cooperativismo. Além disso, os recursos captados são reinvestidos dentro da área de atuação de cada cooperativa, o que contribui para o desenvolvimento local.

Os diretores discorreram sobre a eficiência na gestão e a gestão integrada de risco, de forma que todos os empreendimentos financiados pela cooperativa sejam bem-sucedidos. Também focalizaram o sistema de governança da Sicredi Região da Produção, com investimento na formação de novas lideranças e o planejamento do processo sucessório. O modelo de gestão valoriza a participação dos associados, que exercem o papel de donos do negócio e têm participação nos resultados.

Com 40 anos de trajetória, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG foi fundada por 26 produtores rurais em julho de 1983, no município de Sarandi (RS). É uma das 108 cooperativas que fazem parte do Sistema Sicredi e coopera com o crescimento dos associados nas 32 agências, instaladas no norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e região metropolitana norte de Minas Gerais. A Sicredi oferece mais de 300 soluções financeiras de um jeito simples e próximo para os associados pessoa física, jurídica e para o agronegócio.

Em Chapecó, a Sicredi possui sete agências (do total de 32), 120 colaboradores (do total de 520) e 21.500 associados (do total de 80.000) e oferece estruturas modernas, confortáveis e dotadas de tecnologia, além de equipes altamente qualificadas para atender os associados locais. As unidades de Chapecó captaram 1,2 bilhão de reais e mantêm operações de crédito no montante de 1 bilhão de reais.

O presidente da ACIC Lenoir Broch observou que a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG mantém intensa parceria com as entidades locais desde 2005, quando instalou a primeira agência de Chapecó.

O Almoço Empresarial tem apoio institucional da Aurora Coop, do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), da Dome, da Eko’7, do Sicoob MaxiCrédito, do Sicredi, da Unicred e da Unimed Chapecó.

 

Sicredi

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também