Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

Sicredi celebra 120 anos e nota máxima em classificação para investimentos

Atualmente, Sicredi está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. (Divulgação Sicredi).

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

 

Por ser aniversário da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, 28 de dezembro é o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito

 

 

Ao chegar aos 120 anos de existência nesta quarta-feira, 28 de dezembro, Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, o sistema Sicredi finaliza o ano de 2022 comemorando o aniversário e a nota máxima na classificação de risco para investimentos da agência Moody’s Local, uma plataforma focada em atender às necessidades do mercado de capitais brasileiro.

Quando o assunto é investimentos, o rating do Sicredi ter evoluído de AA+ para AAA confere maior credibilidade à primeira instituição financeira cooperativa do país, com um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados.

— Temos muito orgulho de dizer que o Sicredi é um sistema robusto e seguro ao longo dos 120 anos da nossa história, o que é atestado por essa classificação. A elevação do rating da Moody’s é mais uma prova da capacidade que o modelo do cooperativismo de crédito tem de fomentar a atividade econômica onde atua de forma sustentável —, destacou o diretor Executivo de Administração do Sicredi, Alexandre Barbosa.

Rentabilidade, segurança e solidez

De acordo com a avaliação, a elevação reflete o sólido crescimento do Sicredi e aumento da diversificação de suas operações nos últimos anos.

A instituição apresenta um baixo risco de ativos, devido à inadimplência abaixo do mercado em sua carteira de crédito e à rentabilidade sólida. Além disso, o rápido crescimento do Sicredi é apoiado pelo avanço das captações das letras de crédito do agronegócio (LCA) e pelo grande volume de depósitos dos associados, que dobraram em quantidade em sete anos e hoje somam mais de 6 milhões de pessoas.

Por ser um sistema composto por mais de 100 cooperativas, o perfil de crédito do Sicredi foi avaliado por meio das demonstrações financeiras combinadas, por conta da integração do Banco Cooperativo Sicredi às cooperativas, políticas padronizadas de crédito, liquidez e capital. As cooperativas são responsáveis pelo relacionamento direto com os associados, originação de crédito, definição de taxas e garantias, mas as demais estruturas do sistema auxiliam na gestão das carteiras de crédito ao adotar políticas únicas de apetite a risco padrão.

Retorno para as comunidades

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, que exercem o papel de donos do negócio e têm participação nos resultados. Além disso, os recursos captados são reinvestidos dentro da área de atuação de cada cooperativa, o que contribui para o desenvolvimento local.

Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também