Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

Santuário dos Beatos Manuel e Adílio, Paróquia Nossa Senhora da Luz, foi sede da geração da Chama Itinerante da 19ª RT

17

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

No dia 13 de maio, às 17h, em Nonoai, no Santuário Diocesano Beatos Manuel e Adílio, Paróquia Nossa Senhora da Luz, aconteceu a cerimônia de geração da Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista. A ato teve a presença de lideranças tradicionalistas de Nonoai e região, autoridades municipais, o vice-postulador da causa da Canonização, Padre Tiago Wolmam, o coordenador da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Sr. Altair Menosso, o vice-presidente de esportes do MTG, Claudemir Bresolin, o Pároco Padre Evanglésio, a Prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, a Presidente da Câmara de Vereadores, Benildes Casarin Zanatta e o Prefeito de Rio dos Índios, Flavio Golin, e pessoas da comunidade.

A Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista foi instituída no ano de 2006, com objetivo  de resgatar hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcaram as trilhas e caminhos do Alto Uruguai e interligando as comunidades municipais e entidades tradicionalistas da região, com um chamamento para o civismo.  A Chama será conduzida a cavalo, passando de uma entidade a outra, buscando a integração por parte dos tradicionalistas e comunidade, ressaltando a importância do amor, trabalho e fé, para uma sociedade justa e fraterna.

A Chama gerada no Santuário evoca a chama da fé, que foi levada pelos Beatos Manuel e Adílio, por toda a região, no lombo de mulas, sem temer os desafios, mostrando para todos a palavra de Deus para que houvesse a paz. Nessa jornada foram martirizados em Três Passos no dia 21 de maio de 1924. Essa Chama Itinerante que será levada pelas entidades tradicionalistas da 19ª RT, expressa também o testemunho de fé dos Beatos, o exemplo de doação pela comunidade e pela religiosidade, já iniciando a preparação para o centenário do Martírio.

A Chama Itinerante foi gerada dentro do Santuário. Após aconteceu os pronunciamentos e apresentações culturais.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também