No dia 13 de maio, às 17h, em Nonoai, no Santuário Diocesano Beatos Manuel e Adílio, Paróquia Nossa Senhora da Luz, aconteceu a cerimônia de geração da Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista. A ato teve a presença de lideranças tradicionalistas de Nonoai e região, autoridades municipais, o vice-postulador da causa da Canonização, Padre Tiago Wolmam, o coordenador da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Sr. Altair Menosso, o vice-presidente de esportes do MTG, Claudemir Bresolin, o Pároco Padre Evanglésio, a Prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, a Presidente da Câmara de Vereadores, Benildes Casarin Zanatta e o Prefeito de Rio dos Índios, Flavio Golin, e pessoas da comunidade.
A Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista foi instituída no ano de 2006, com objetivo de resgatar hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcaram as trilhas e caminhos do Alto Uruguai e interligando as comunidades municipais e entidades tradicionalistas da região, com um chamamento para o civismo. A Chama será conduzida a cavalo, passando de uma entidade a outra, buscando a integração por parte dos tradicionalistas e comunidade, ressaltando a importância do amor, trabalho e fé, para uma sociedade justa e fraterna.
A Chama gerada no Santuário evoca a chama da fé, que foi levada pelos Beatos Manuel e Adílio, por toda a região, no lombo de mulas, sem temer os desafios, mostrando para todos a palavra de Deus para que houvesse a paz. Nessa jornada foram martirizados em Três Passos no dia 21 de maio de 1924. Essa Chama Itinerante que será levada pelas entidades tradicionalistas da 19ª RT, expressa também o testemunho de fé dos Beatos, o exemplo de doação pela comunidade e pela religiosidade, já iniciando a preparação para o centenário do Martírio.
A Chama Itinerante foi gerada dentro do Santuário. Após aconteceu os pronunciamentos e apresentações culturais.