Notícias de Nonoai e região em primeira mão
ArteSite_Inst-UNIFAEL_RS-Nonoai_1240x120
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

ArteSite_Inst-UNIFAEL_RS-Nonoai_500x200

Preocupados com a segurança dos alunos, Vereadores visitam as escolas

Benildes Ciep

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

A Câmara Municipal de Nonoai acompanha as atividades de funcionamento dos espaços públicos que são frequentados pela população. O objetivo é garantir que esses setores sejam utilizados para a finalidade que são propostos e, se possível, sejam otimizados os serviços.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Benildes Casarin Zanatta, a Vereadora Marcele Casia Cazarotto e o Vereador Nelso dos Santos, visitaram as unidades de Saúde dos Bairros Canelles e no Bairro Operário. Também foram visitadas as escolas de Educação Infantil e a Escola Jair de Moura Calixto.

Na última sessão, realizada no dia 18 de abril, os Vereadores apresentaram na Tribuna, em pronunciamento, um balanço das visitas realizadas. De acordo com a Presidente Benildes Casarin Zanatta, nas escolas municipais conversaram com os professores sobre as câmeras de segurança instaladas nas escolas e como, e por quem, é feito o monitoramento. Também foi avaliado a estrutura física das escolas e medidas para gerar mais segurança aos alunos.

 

De acordo com a Presidente Benildes Casarin Zanatta, como sugestão, é urgente que o município providencie que os monitores fiquem nas escolas e os servidores possam monitorar as imagens das câmeras para se houver algo diferente seja adotada uma atitude imediatamente.

 

Esse monitoramento precisa ser feito nas próprias escolas. Benildes enfatiza a necessidade de uma medida para garantir a limpeza dos terrenos ao entorno da Escola Municipal de Educação Infantil Avelino Mattiello. “Visitamos a escola e os fundos do educandário tem uma vegetação enorme. É preciso que se mantenha o entorno limpo para ter mais segurança para os alunos. A Presidente Benildes Casarin Zanatta fez a indicação Nº 23/2023, considerando a vigência da Lei Municipal nº 3.516, de 17 de novembro de 2021, que dispõe sobre o videomonitoramento nas escolas públicas municipais, indica que o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, providencie que os equipamentos monitores do sistema de captura de imagens sejam instalados separadamente, no setor da secretaria de cada escola. Tal medida possibilitará um melhor acompanhamento das imagens e maior agilidade em casos de intervenções necessárias, relacionadas à segurança dos alunos e dos profissionais que atuam nessas instituições de ensino. A Presidente também fez a indicação Nº 24/2023, contextualizando que os últimos acontecimentos relacionados à invasão de escolas e assassinatos de crianças em Santa Catarina têm preocupado e deixado a sociedade, como um todo, em alerta, sobretudo as comunidades escolares. Diante disso, em favor da segurança de estudantes, professores e demais profissionais que atuam dentro das escolas, indica-se que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria competente, providencie, com urgência, a instalação de portas giratórias com detector de metais em todas as escolas da rede municipal de ensino de Nonoai.

 

A Vereadora Marcele Casia Cazarotto, em pronunciamento, abordou sobre a situação em que foram encontradas as unidades de saúde. Os Vereadores encontraram pontos com indícios de infiltrações que merecem a ação urgente do Poder Público para proporcionar melhores condições de atendimento para os usuários do sistema de saúde. Marcele argumenta que essas ações de fiscalização atendem uma demanda da sociedade para buscar por melhorias nesses espaços. Marcele mencionou alguns fatos encontrados, como cadeira de dentista sem a devida manutenção, próteses dentárias espalhadas e enquadrou como uma necessidade urgente de reformas na unidade de saúde do Bairro Canelles, para que a comunidade tenha um acolhimento quando chegarem procurar o atendimento.  Sobre a segurança nas escolas, a Vereadora Marcele argumenta sobre o trabalho de conscientização dos alunos, que deve ser feito sobre as fake News e como evitar a propagação de notícias falsas.

O Vereador Nelso dos Santos analisou que a situação nos Postos de Saúde precisa de uma atenção porque tem alguns pontos com infiltrações e se não for corrigido rapidamente poderá comprometer o prédio, além de gerar perigo para aos profissionais de saúde e usuários dos serviços de saúde. Nelso também apresentou algumas fotos sobre a situação das estradas, mencionando que o município precisa priorizar o acesso às propriedades, em trecho específicos, como a estrada de acesso à PCH Rio dos Índios “A gente faz um apelo para que a Secretaria de Obras converse com os moradores para ver aonde é necessário fazer a recuperação, para que seja uma obra duradoura”. – Estamos fazendo um trabalho em prol da comunidade, para ajudar os que mais precisam dos serviços públicos, acrescenta o Vereador Nelso.

Na Sessão diversos moradores das Linha Delatorre, Tope da Chalana e Faxinal dos Lopes, se fizeram presente.

 

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também