Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril de 2024, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Erval Grande, juntamente com a Brigada Militar, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Agricultura do Município de Erval Grande, averiguou denúncia de maus tratos contra familiar, em propriedade rural localizada na Linha Planchão.
No local, as equipes constataram a procedência das denúncias, no sentido que identificaram uma mulher de 59 anos, aparentando transtornos psicológicos e sobrevivendo em condições desumanas, convivendo com lixo, sujeira e privada de vestuário, alimentação adequada e demais direitos básicos, tendo sido a mesma encaminhada aos serviços de acolhimento e assistência. Os fatos seguem em apuração para o entendimento completo do caso visando a correta e devida responsabilização.
Ademais, além da situação inicialmente investigada, foi observada a existência de crimes ambientais, sendo possível verificar animais como cães, porcos e bovinos, que se apresentavam privados de água e comida, alguns amarrados por correntes e cordas, além de ostentarem estado precário de nutrição.
Um homem de 52 anos, proprietário dos animais, foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Erechim, onde se encontra à disposição da Justiça.