Notícias de Nonoai e região em primeira mão
Notícias de Nonoai e região em primeira mão

Menu

Escola Estadual Maria Dulcina completa 93 anos

Escola Estadual Maria Dulcina

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

 

 

A Escola Estadual Maria Dulcina está completando 93 aos de história nesse dia 14 de março. Para marcar a data está sendo realizado atividades com alunos e um ciclo de palestras, proferidas pelo Professor, Escritor e Vice-Diretor da Escola, Nelso dos Santos. A Diretoria da Escola, Adriana Vigne Xavier passou uma mensagem positiva para os alunos, no inicio de cada rodada de palestras, ressaltando a importância da Escola Maria Dulcina na comunidade e na vida de muitas pessoas que frequentaram a escola. Atualmente a escola conta com 1.079 alunos matriculados com aulas no três turnos. De acordo com Nelso dos Santos, é importante que os alunos conheçam sobre como foi criada a escola, os detalhes que foram fundamentais para chegar no padrão de ensino que a Escola Maria Dulcina tem hoje, e toda a estrutura física para comportar mais de mil alunos matriculados.

 

A diretoria da escola fez uma postagem em rede social, retratando um pouco da história e os momentos que a escola passou:

 

“ No auge dos seus 93 anos, essa simpática senhora, demonstra que tem muito, mas muito mesmo ainda, para oferecer a comunidade nonoaiense.

Tudo começou em quatorze de março de 1930!

Foi pela luta persistente, pela liderança e perseverança da Professora Maria Dulcina, que o Governador à época – Osvaldo Aranha- decide criar o Grupo Escolar de Nonohay. Nonohay era o 4º Distrito de Passo Fundo e ainda não tínhamos nenhuma escola pública. O Ginásio Estadual só seria criado em 1962. Em 1971 o Grupo Escolar da Sede, como era conhecido, foi denominado Grupo Escolar Maria Dulcina em homenagem aquela que lutou primeiro pela sua fundação. Da fusão do ginásio Estadual com o Grupo Escolar de Nonoai em 1978, nascia então a Escola Estadual de 1º Grau Maria Dulcina no local onde hoje ela se encontra. Em 1988 conquista o 2º Grau. E, a partir de 2000 passa a se denominar oficialmente Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dulcina. Com mais de mil estudantes continua sendo uma das maiores e mais bem estruturadas Instituições de ensino da 7ª CRE- Passo Fundo. Ao longo dos seus 92 anos de existência, centenas de professores e funcionários contribuíram com a construção e consolidação da sua história e milhares de estudantes nela estudaram. São inúmeras as transformações ocorridas no ensino e mesmo da sua estrutura ao longo de várias gerações. Todavia, o maior de todos os desafios que permanece ao longo do tempo é de que podemos e precisamos não só manter as suas estruturas, como acima de tudo construir uma escola que oferte educação pública, de qualidade social e inclusiva para todos. Além de contribuir com a instrução pública, com a alfabetização do maior número de jovens do seu tempo e geração, certamente o maior desejo da Profª Maria Dulcina era construir aqui uma escola pública de qualidade social e inclusiva para todos. Ela nos deixou em 1937, mas a sua luta precisa continuar! Viva a Escola Maria Dulcina!

Parabéns

Pelo seu aniversário de 93 anos de existência!

 

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email
Telegram

Veja também