Na terça-feira, dia 31 de janeiro, o prefeito de Rio dos Índios Flavio Golin, o Vice-prefeito, Vanderlei Pinto, a Presidente da Câmara de Vereadores, Geneci de Oliveira, o vereador Aldir Mulineth, o vice-prefeito de Alpestre, Rudimar Argenton e servidores municipais, participaram de um ato na prefeitura em Rio dos Índios, onde foi anunciado para a população que o Governo do Estado autorizou o estudo de viabilidade para o acesso asfáltico Rio dos Índios a Alpestre.
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial Portaria com a nomeação de servidores para realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, para a obra de ligação asfáltica de Rio dos Índios a Alpestre. O pedido da obra de asfalto foi protocolado em Porto Alegre, na Secretaria dos Transportes, no ano de 2022, após a realização de uma audiência publica pela Câmara Municipal de Vereadores de Rio dos Índios. Na oportunidade esteve presente lideranças de Rio dos Índios e de Alpestre e municípios da região, onde foi documentado a necessidade da ligação asfáltica para o desenvolvimento de Rio dos Índios, Alpestre e região.
O Prefeito Flavio Golin, avalia que receber a notícia da publicação da Portaria 6808 é um passo fundamental para que a obra aconteça. “É uma conquista não só de Rio dos Índios, para Alpestre, mas para toda a região norte do estado”, destaca o Prefeito Flavio Golin.
Um dos fatores que está sendo levado em consideração é o potencial turístico que poderá ser alavancado com o acesso asfáltico. O vereador Aldir Mulineth, que foi o mentor do projeto, quando era presidente da Câmara de Vereadores em 2022, ressalta que esse projeto é muito importante e virá para atender um anseio da população. “A partir de agora precisamos do apoio de todos os municípios da região, ressalta.
O Vice-prefeito de Alpestre, Rudimar Argenton, agradeceu o empenho das lideranças de Rio dos Índios, e relatou os investimentos e a notoriedade que Alpestre e Rio dos Índios poderão receber quando ter um acesso asfáltico.
Nos próximos dias uma comitiva de Rio dos Índios, Alpestre e Nonoai estarão indo à Porto Alegre na Secretaria de Turismo para levar demandas dos municípios nesse setor.