Nesta terça -feira (13/08) foi realizada a solenidade em comemoração ao 50° aniversário do 13° Batalhão de Polícia Militar. Na ocasião autoridades militares e civis foram homenageados e agraciados com a comenda do 13° BPM, por terem prestado relevantes serviços a instituição.
Até o ano de 1969, a região de Erechim possuía guarnições da Brigada Militar pertencentes ao 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo, Unidade responsável, na época, pela manutenção da ordem pública em quase toda a região norte do Estado.
Em 1970, por ato do então Governador do Estado, Coronel de Polícia Militar Walter Peracchi de Barcellos foi criada, em Erechim, a 1ª Companhia de Polícia Militar Independente, tomando para si a responsabilidade sobre a região do Alto Uruguai.
Em 13 de agosto 1974 a Companhia foi transformada no 13º Batalhão de Polícia Militar.
Em 1988, em homenagem ao seu primeiro Comandante, o então Major Cecílio dos Santos, o 13º BPM recebeu a denominação histórica de “Batalhão Tenente Coronel Cecílio”.
Trata-se de Instituição Protagonista no cenário estadual, que ao chegar em seu cinquentenário é vista como referência em ações e programas que servem de exemplo aos demais Batalhões da Brigada Militar e do nosso país, sempre buscando auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e perfeita.
Assim, com ações de grande magnitude, aliadas a dedicação e profissionalismo do efetivo policial militar do 13 BPM, bem como a confiança, apoio e parceria dos poderes constituídos e sociedade em geral, pode-se afirmar que o Batalhão Tenente Coronel Cecílio é um verdadeiro patrimônio da Comunidade do Alto-Uruguai Gaúcho, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento regional.
Comunicação Social 13 BPM