Sicredi traz dicas para organizar uma vida financeira sustentável
Todo mundo possui sonhos, mas nem sempre consegue administrar corretamente o dinheiro no dia a dia para realizá-los. Um dos propósitos do Sicredi é cooperar para uma vida financeira sustentável, por isso, tem o assunto como um de seus principais focos entre os programas sociais. De 15 a 21 de maio, o Sicredi promove diversas ações de conscientização sobre a temática “Resiliência Financeira”, durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira, conhecida popularmente como Semana Enef, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira.
A Educação Financeira no Sicredi ganha atenção em duas frentes, desenvolvimento de pessoas e suporte pedagógico nas escolas. Só em 2022, as atividades impactaram em torno de 20 mil pessoas na área de atuação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, formada por 54 municípios. A analista de Programas Sociais da cooperativa, Tatiana Paris, ressalta que se planejar financeiramente é o primeiro passo para organizar as contas. Em seguida, é preciso mudar comportamentos para conquistar os objetivos e ter prosperidade.
— Planeje o orçamento, pesquise preços e evite compras por impulso. Também é fundamental compartilhar não só os bons momentos, mas também as despesas em casa. O assunto dinheiro não pode ser um tabu na família —, explica Tatiana.
Para quem está em apuros, a dica é priorizar o pagamento de contas atrasadas, negociar as dívidas e começar pelas que têm juros mais altos. Vale o lembrete: conhecimento nunca é demais. “Vida financeira não é sorte, é fundamental se planejar”, conclui.
A cooperativa está à disposição para firmar parcerias com empresas, organizações, escolas, entidades e grupos de associados, a fim de levar informações sobre Educação Financeira que conscientizem sobre a importância de fazer uma boa gestão do dinheiro. Afinal, quando a comunidade cresce, a qualidade de vida de todos tende a melhorar.
Fonte: Sicredi Região da Produção